Texto escrito para o Jornal da Jica Okinawa, após realização do curso “Promoção à Saúde Materno Infantil” no período de 8/05 a 30/06/2013 em Okinawa, durante o curso tive oportunidade de conhecer o sistema de saúde nível municipal, estadual e federal do Japão. O curso é realizado na Sede da Jica Okinawa, na sede da Associação dos Enfermeiros de Okinawa, na Ilha de Ishigaki, e também em Tokio.
Experiências vividas em Jica Okinawa
Por Vera Missao Nakashima
Sempre tive um sonho de conhecer Okinawa, eu imaginava como seria Okinawa através das músicas e das danças e das histórias que meus pais e nossa Obá contavam. Quando cheguei e fui reconhecida como descendente de Okinawa, pelo meu sobrenome Kuniyoshi, para mim foi como reencontrar minhas raízes. Os valores se identificaram quando conheci como é ser okinawana: o respeito ao próximo, a recepção que recebi tanto dos familiares e dos novos amigos que ganhei. E tive oportunidade de conhecer a vida em Tokio e a vida em Okinawa e com certeza me identifiquei muito com a ilha de Okinawa. Admiro muito os okinawanos mesmo com o sofrimento durante e após a guerra, manteve a alegria e satisfação de compartilhar tudo que a ilha de Okinawa oferece, nos faz sentir muito bem. Num final de semana fui até Ginoza, conhecer o local onde meu pai cresceu durante a infância e onde estudou. Conheci seu amigo de infância com quem estudou, tudo era próximo na região. Estarei sempre grata à JICA, às coordenadoras Naokosan e Keikosan e o privilégio que tive de experimentar e conhecer Okinawa através delas e dos colaboradores da JICA. É uma oportunidade única e espero contribuir ao Brasil através do meu trabalho e ajudar a manter as tradições e cultura de Okinawa, aqui em Curitiba. E gostaria de retribuir aqui em meu país e sempre lembrar de que somos todos uma família.
No dia 13 de julho de 2013, em Curitiba, tivemos um jantar de Celebração do Kenjinkai de Curitiba. O jantar foi realizado no salão da Associação Nipo Brasileira de Curitiba – Clube Nikkei. Neste dia, fui chamada para relatar a experiência em Okinawa e principalmente orientar aos interessados em bolsas de estudo no Japão.
(Foto abaixo com o Presidente da Jica Okinawa e o prefeito da cidade de Urasoe que presenteou a todos com um hapi (vestimenta usada pelos bolsitas). Turma do Curso Promoção em Saúde Materno Infantil-Latino América, e Curso Técnico no Controle das Doenças na Laranja)